Uma curiosidade sobre mim: depois de casada, passei a ter 6 nomes/sobrenomes. Mas continuo sendo Aninha para os mais próximos. Nome longo de princesa, segundo minha mãe. Mas nunca fui de conto de fadas não. Gosto de ser independente, experimentar possibilidades, saber o que quero e fazer acontecer.
E foi com esse espírito que, em 2021, comecei com um hobby de ensinar conteúdos que pudessem ajudar mulheres a também serem autônomas e independentes financeiramente. O projeto se chamada ‘Sou Dona da Minha Vida’ e surgiu ali, juntinho com o início do caos da pandemia.
Ao longo desses meus 40+, já vivi muitas metamorfoses. Na vida profissional, empreendi diversas vezes ao longo do tempo.
Me formei em Jornalismo, Publicidade, Gestão e Desenvolvimento de Negócios. Escolhi ser empreendedora, consultora e mentora por paixão incondicional.
Trabalhei por 24 anos em ambientes corporativos, de grandes empresas, com excelentes resultados em liderança de equipe, gestão de projetos, processos e orçamentos estratégicos. Fui Gerente de Planejamento Artístico da Globo por 9 anos, na área do Entretenimento.
Fui demitida da Globo após 16 anos de atuação em áreas diversas, com uma bagagem muito sólida. E decidi, de vez por todas, que não queria mais que ninguém dissesse qual seria o rumo da minha carreira. Dei vazão ao meu sonho paralelo, que já vinha vivendo há dois anos, e montei minha consultoria de negócios: a Dona da Minha Vida.
Ensino às pessoas a como também tomar as rédeas da sua carreira empreendedora. E faço isso não com frases motivacionais. Mas com método, conceitos e práticas reais de idealizar, estruturar e fazer uma empresa ser construída do zero e ter resultados concretos.
(ter exercido funções diversas em indústrias diferentes possibilita um olhar mais aberto sobre carreira e negócios)
(estudos em áreas diversas auxiliam a ter uma visão mais ampla no processo de mentoria)
Eu percebo hoje que sempre tive uma inquietude forte dentro de mim. E acho que ser geminiana e muito curiosa fez com que eu sempre estivesse querendo estudar e conhecer algo novo. Por isso tenho formações em áreas diversas. Assim como a maioria das mulheres, eu também exerço muitos papéis: sou mulher, mãe, consultora, mentora, esposa, filha, irmã, dona de casa, amiga…
Nasci em Niterói e moro no Rio de Janeiro desde 2006. Comecei a estagiar já no 1º período da faculdade e nunca parei de trabalhar e ir em busca do que eu desejava para minha vida. Então, ao longo dos últimos 24 anos, tive o super privilégio de trabalhar em grandes empresas, como Jornal O Dia, Shell, Americanas, Jornal O Globo e Globo.
Quando eu fui desligada da Globo no início de 2023, após 16 anos trabalhando em setores diferentes da empresa, senti que precisava dar uma virada na minha vida e me assumir como protagonista mesmo da minha carreira. Eu tinha vivido os últimos 8 anos trabalhando no cargo de Gerente de Planejamento Artístico, e decidi dar vazão a um sonho antigo de abrir meu negócio próprio, fazendo uso de todo o conhecimento e experiência que adquiri ao longo dos anos.
No início de 2021, eu havia criado um projeto pessoal, que tratava como hobby, e que era a semente da minha empresa hoje. Com a ideia na época de ajudar mulheres a ganharem renda extra e melhorarem sua autoestima, eu criei a “Sou Dona da Minha Vida”, com conteúdo online, mentorias voluntárias e participação em ONGs ligadas à causa. Eu não sabia, mas iniciava ali um caso de amor. Conforme eu fui conhecendo cada mulher, vibrava com sua coragem empreendedora e me empenhava em ajudá-la a conseguir criar métodos de melhor gestão para seus negócios e gestão para seu autoconhecimento. E, a cada fim de processo de mentoria, uma transformação incrível conseguia ser constatada. Veio daí o insight de que eu queria estar cada vez mais envolvida nesse universo.
Hoje eu olho com carinho pra minha imagem no passado. E consigo enxergar, nas minhas fotos de infância e adolescência, o quanto eu tinha medo de falhar, de passar vergonha e de não me encaixar em padrões ideais.
Mas, hoje, eu acho que ser autêntica é muito mais interessante! Além de trazer mais leveza para a vida, mais verdade para o dia a dia e mais resultado para os negócios também. E é o que recomendo a todas as minhas amigas e mentoradas.
Penso também que nós, mulheres, precisamos ter mais autocuidado, mais generosidade interna. Só com boa condição física, mental e espiritual é que poderemos cuidar bem dos que amamos.Ganhei confiança nas minhas ideias e nas minhas opiniões com o passar dos anos e com apoio de pessoas generosas com quem convivi ao longo da vida. A maior parte, mulheres fortes, batalhadoras e muito resilientes. Tive exemplos importantes na minha família, nas amizades, nos ambientes em que estudei e nas empresas em que trabalhei.
Tenho dois filhos meninos, que amo muito, e trabalho diariamente para que eles possam crescer e viver em uma sociedade mais justa, equilibrada e livre de preconceitos. Respeitando e amando as mulheres.
Você conhece os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) criadas pela ONU (Organizações das Nações Unidas)? São itens fundamentais em que precisamos evoluir para alcançar uma sociedade mais justa, próspera e de paz até o ano de 2030.
Quando idealizei a Dona da Minha Vida, foquei principalmente em três ODS:
– Equidade de gênero
– Redução das desigualdades
– Crescimento econômico inclusivo e sustentável.
Nosso trabalho é um grão de arroz dentro de todo o movimento que já está ocorrendo em prol desta Agenda 2030. E tenho muito orgulho deste passo pequeno, mas comprometido.
Venha você também fazer parte deste movimento!
Ferramentas de Acessibilidade