REALIZAÇÃO:
A memória cultural de uma comunidade é formada por muitas camadas:
Tradições, linguagens, costumes, patrimônios arquitetônicos, objetos, artefatos.
O que acontece, então, quando uma guerra, uma catástrofe, um desastre ambiental destroi o que ali existia?
Há mais de 50 anos, a erosão costeira vem, em um processo lento e contínuo, destruindo o distrito de Atafona, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.
Ao todo, 14 quarteirões já foram engolidos pelo mar. A previsão destacada pela ONU, baseada em estudos da NASA, é de que o mar possa subir 21cm até 2050. Impactado, dentre outros fatores, pela estimativa de aquecimento global de até 3ºC até o fim do século.
O processo migratório já impactou centenas de pessoas em Atafona. Mas a população ali ainda resiste. E as mulheres dessa comunidade são decisivas no vínculo afetivo com a localidade, em um constante processo de adaptação.
Nossa pesquisa mapeia o comportamento e o sentimento dessas mulheres, e a motivação que as fazem seguir com esse ato de resistência, afetando e sendo afetadas pelo ambiente.
Quando o sol nasce, o horizonte é ainda mais impressionante. Nas areias da Praia de Atafona, o cenário é de beleza e destruição. Intriga, cativa e convida os visitantes que desejam mergulhar em um mar de histórias, memórias e novas descobertas. Nos últimos 50 anos, 14 quarteirões foram engolidos pelo mar neste distrito de São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro. O mais grave processo de erosão costeira brasileiro, que está em ritmo acelerado, quando se compara a qualquer outro local do mundo. E que é vivenciado diariamente por seus moradores, que sempre veem uma paisagem diferente no horizonte.
Passei duas semanas nessa terra acolhedora e de situação tão singular. E descobri que sua maior riqueza cultural está no povo que ali habita. Em sua capacidade de reinvenção, adaptabilidade e resiliência. Me aproximei de mulheres de classes sociais diversas, de idades entre 14 e 80 anos. Para entender como se estabelecia a relação delas com aquele ambiente de constante incerteza. Em todas elas, encontrei 3 características em comum:
REALIZAÇÃO: